Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tipos de Violência Doméstica

Violência Física
  A Violência Física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e bofetadas, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes.

Violência Psicológica
  A Violência Psicológica, também denominada por Agressão Emocional, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes incuráveis para toda a vida. Este tipo de violência é tão ou mais prejudicial que a violência física.

Violência Verbal
  Este tipo de violência está relacionado com o tipo de violência referido anteriormente (violência psicológica).
  A violência verbal existe até na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio. Esse silêncio do agressor fere mais do que se tivesse falado alguma coisa. Nesses casos a arte do agressor está, exactamente, em demonstrar que tem algo a dizer e não diz. Ainda agrava a agressão quando atribui a si a qualidade de "estar quietinho no seu canto", de não se queixar de nada, causando maior sentimento de culpa nos outros.
  Ainda dentro desse tipo de violência estão os casos de depreciação da família e do trabalho do outro. Um outro tipo de violência verbal e psicológica diz respeito às ofensas morais, em que maridos e esposas costumam ferir moralmente quando insinuam que o outro tem amantes.

9 comentários:

  1. Digamos que é um site informativo e que deve ser lido por muita gente não só da nossa idade mas também, por todas as outras faixas etárias uma vez que, a violência não tem idade ...
    Gostei do blog . Continuem ... :P

    ResponderEliminar
  2. Não fazemos ideia de quantas pessoas sofrem de violência doméstica e não denunciam. A violência física é a mais divulgada e a mais denunciada, mas a violência psicológica e a verbal além de não serem denunciadas, nem são muitas vezes reconhcidas como violência doméstica. Continuem com a divulgação ;)

    ResponderEliminar
  3. Nós sabemos que vivemos num mundo demente, onde acções "estúpidas" se multiplicam e todos parecem achá-las normais. Por este motivo adoro este blog informativo porque é uma forma de despertar as pessoas para estas situações e denuncia-las. E se é verdade que existe quem rume contra a maré, também é verdade que em última instância, aquele que levanta a voz é também aquele que nada pode fazer para mudar o estado das coisas. Assim se vive e assim se continuará a viver, e todos os anos em Portugal mais mulheres vão morrer vítimas de violência doméstica…

    Muitos parabéns pelo vosso blog.

    ResponderEliminar
  4. Concordo, está bastante explicito, com informação suficiente ...

    ResponderEliminar
  5. Muito boa iniciativa de divulgação.

    Adorei a imagem de fundo, tem tudo haver com a informação que é transmitida, pois é através de um olhar atento que se pode ajudar alguém que esteja a sofrer de violência doméstica. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Está óptimo. Através desta divulgação informativa (BLOG) podem contribuir no entendimento do fenómeno violência, e tentar melhorar essa realidade tão cruel! Abraços!

    Parabéns ao grupo!

    ResponderEliminar
  7. Trata-se de uma realidade preocupante em relação à qual não podemos ficar indiferentes. É um assunto que infelizmente está na ordem do dia e que afecta muitas mais pessoas do que nós imaginamos. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  8. Esta muito bom parabéns beijos e abracos

    ResponderEliminar

Se quer ajudar o grupo de Área Projecto de Vila Viçosa neste projecto deixe o seu comentário com o seu testemunho, ou simplesmente com a sua opinião.